Com mais de 15 anos de experiência, o psicólogo Wanderson atende pela modalidade online há pelo menos três anos, conforme autorização do Conselho Federal de Psicologia do Brasil.
Nesse tempo, ele tem empregado inúmeros esforços para acolher, entender e dar suporte aos inúmeros desafios às brasileiras e aos brasileiros que buscam melhor qualidade de vida em outro país.
As pesquisas apontam que:
Nos últimos 10 anos houve um aumento de 35% de brasileiros morando fora. Esse número aponta para 4,4 milhões de imigrantes brasileiros, segundo dados do portal oficial do governo do Brasil. Um aumento expressivo de pouco mais de 1 milhão na última década.
Números de brasileiros no exterior.
Dados IBGE 2022
Os cinco países com maior número de brasileiros são USA (1,9mi); Portugal (275mil); Paraguay (245,8mil); Reino Unido (220mil) e Japão (206,2mil).
Quais são os desafios psicológicos para estas pessoas?
Ainda falando em adaptação, percebe-se muitos complexos, síndromes para quem está em outro país. Um bem conhecido é o Complexo do Ninho Vazio. Só que nesse caso específico, o complexo é sentido para quem deixou o ninho e não quem ficou nele: o Complexo de Deixar o Ninho.
Sintomas como ansiedade, estresse, depressão acompanham a fase de adaptação e pode se estender por muito tempo. Lidar com esses sintomas sozinho, não é adequado. A ajuda de um psicólogo que entende e pode acompanhar o imigrante, dando suporte e aconselhamento é fundamental para superar essa fase, obter sucesso e desenvolvimento da personalidade.
A adaptação ainda inclui mais do que o domínio da língua e os costumes, principalmente no que diz respeito a cultivar uma rede de amigos, ou a rede de apoio no local. Alguns países tem uma cultura mais fechada, aparentando estranheza e um aspecto frio, bem diferente do caloroso convívio dos brasileiros.
O psicólogo Wanderson atende os brasileiros que estão morando no exterior com diferencial: ele oferta o diálogo na língua materna; além da análise tradicional, entende as mesmas experiências cotidianas adicionadas ao desafio de morar fora, que inclui, se estiver solteira(o), ou quando casal, os problemas de relacionamento normais e os problemas adicionais de estar em outro país.
A ansiedade e o estresse para buscar emprego e permanecer nele, necessidade essa de desempenhar competências muito mais desafiadoras, pois os níveis de autoexigência e competição são maiores.
Junto com o profissional, além de uma escuta que proporciona acolhimento e encurta um pouco a distância com o Brasil, é realizado o desenvolvimento de recursos internos para lidar bem com a saudade, e principalmente, para buscar motivação e sentido de vida.
Você pode hoje mesmo entrar em contato pelo WhatsApp com o psicólogo Wanderson, sem qualquer compromisso e agendar a primeira consulta totalmente gratuita*.
A primeira consulta não é cobrada visando apenas um contato para se conhecerem, tirar dúvidas e informações, sentir acolhido e ouvir o psicólogo.
Para psicodiagnóstico e entrevista de anamnese é cobrada uma sessão normalmente.
–
#psicólogo #psicologo #psicólogoonline #psicologoonline #psicoterapia #psicoterapiaonline #psicologoparabrasileironoexterior #psicoterapiaparabrasileirosnoexterior #autoconhecimento #autodescoberta #autotransformação .