O que é ansiedade?
O que leva uma pessoa a ter ansiedade?
Como saber se eu sou ansioso?
Se você sente alguns sintomas como: nervosismo, apreensão, intensa preocupação com o que pode acontecer futuramente, sente medo de situações cotidianas de forma frequente e persistente, às vezes até ocorre aumento dos batimentos cardíacos, da respiração, do suar excessivamente e depois sente muito cansaço. Estes são os sinais clínicos que você pode estar sofrendo do Transtorno de Ansiedade. Mas calma! Só um profissional qualificado (médico ou psicólogo) pode atestar que você desenvolve ansiedade (como transtorno).
Por enquanto, este artigo só visa informar que se estes sintomas aparecem por mais de um mês, por anos, às vezes, é hora de se preocupar com algo que realmente vale a pena e buscar uma ajuda de psicólogo.
Se você rói as unhas, tem problema em falar em público ou sofre com um resultado, isso não indica que você sofra de distúrbio de ansiedade, você só é ansioso, tem uma personalidade com característica mais ansiosa e está tudo bem.
O problema surge quando a sua ansiedade extrapola os limites de uma determinada situação ou hábito e começa a atrapalhar basicamente todo o seu cotidiano, prejudicando as tarefas como um todo e persiste fora do ambiente e, ou, da situação que leva à ansiedade, como, por exemplo, em casa, piora a qualidade do sono, os relacionamentos ficam prejudicados com irritabilidade constante e diferente de antes, as entregas de alguns trabalhos parecem que pesam em cima dos ombros e você se sente muito sobrecarregado.
Não tenha vergonha ou medo, procure um especialista o quanto antes, quanto mais cedo começar a tratar, mais rápida vem a melhora. Muitos pacientes, quando recorrem rápido a um psicólogo, já nas primeiras semanas de sessões de psicoterapia, sente uma melhora. Muitos não necessitam de acompanhamento psiquiátrico e nem de uso de medicamentos, o que será avaliada a necessidade junto com a avaliação psicodiagnóstica do psicólogo.
Não deixe para depois ou pense que passa, ansiedade é coisa séria e precisa ser tratada. Se ame! Busque ajuda. Agende com um psicólogo.