Neste artigo, será explicado o que é um Programa de Orientação Profissional bem elaborado e cientificamente comprovado e, também, o porquê de o teste vocacional não funcionar.
A maioria dos jovens, após concluírem o ensino médio, se vê num dilema: Qual faculdade escolher? Muitas dúvidas, expectativas dos pais e da sociedade, são algumas das questões que afligem aqueles que gostariam de ter um bom futuro profissional e não decepcionar quem os amam e admiram. Afinal, escolher uma profissão será uma escolha muito impactante em suas vidas, quase podemos dizer que o resultado desta escolha acompanhará o resto de suas vidas. Quase, porque poderá um dia mudar de profissão, mas essa mudança custa alto e surge, geralmente, quando não houve uma boa escolha.
Mas o que determina uma boa escolha?
Uma profissão que ganhe muito dinheiro e dê segurança, estabilidade, pareceria a resposta mais certa, mas não é! A maioria dos jovens que chegam até mim, pensa que escolher uma profissão de alto status social, reconhecida (médico, advogado etc.) e com padrão econômico e financeiro elevados garantem uma boa escolha e realização profissional. Que pena! Esse modelo, além de não funcionar, já ficou para trás.
Escolher uma profissão envolve:
- História familiar (como expectativas dos pais),
- Histórico escolar (como as matérias que teve melhores notas),
- Habilidades (geralmente desde criança há uma tendência em executar certas tarefas específicas, como tocar um instrumento, aprender uma língua, contar, desenhar, brincar de médico, jornalista, professor etc.),
- Competências adquiridas (exemplos como aprendiz de escritório, líder de classe, organizador de torcida, destaque em jogos, concursos escolares de beleza, canto, matemática, feiras de robótica, livros etc.),
- Estilo de inteligência (inteligências segundo os estudos do psicólogo Howard Gardner (USA): Inteligência linguística, matemática, musical, intrapessoal, interpessoal etc.),
- Estilo de aprendizagem, entre outros fatores (gosta de aprender decorando, estudando sozinho, em grupo, gosta de ambientes fechados, abertos, com pessoas circulando ou com acesso restrito, ouvindo música ou em silêncio, de manhã ou à noite, que exija rotina, que exija criatividade etc.),
- Meio ocupacional (Se deseja ter uma profissão acadêmica, uma empresa, trabalhar com serviços técnicos, geralmente aprendidos, como mecânico, decorador, eletricista etc., trabalhar de empregado (CLT), deseja concurso público, gostaria de produzir matéria prima e insumos, como agricultor ou criação de animais etc.),
- Identidade de gênero e profissão (geralmente o desafio de homens e mulheres de ocupar cargos pré estabelecidos como de mulheres ou de homens etc.),
- Perfil de Personalidade (reservado, familiar, desbravador, diplomata, líder, submisso, estudioso, criativo, desafiador, rotineiro etc.),
- Expectativas (busca no futuro estar onde, com quem, como, tendo que posses, realizando o que? etc.),
- Histórico de vida (inspirações, identificação, “invejas”, sonhos, traumas, doenças, fatos marcantes etc.),
- Entre outros fatores.
Para ver, não é uma tarefa fácil de analisar e determinar com clareza de modo que fique tudo muito consciente. Geralmente as pessoas escolhem uma profissão que agrega todos estes fatores, mas isso é um jogo no escuro, tem chances de dar certo, mas, às vezes dá muito errado.
É aí que entra o psicólogo que trabalha com Orientação Profissional, capaz de ofertar um serviço que responda e traga de forma clara e precisa todas as respostas para os fatores levantados acima. A Orientação Profissional é diferente que um simples “Teste Vocacional”, pois, leva em consideração todos os fatores descritos acima, do que simplesmente a soma de escolhas de respostas “a” e “b” dos testes.
O Programa de Orientação Profissional (POP), que o psicólogo Wanderson Nunes Ferreira, CRP 03/15839, desenvolveu, está embasado nos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica que, no Brasil, tem grandes nomes como Silvia Lane e Sílvio Bock, a partir de Lev Vygotsky (psicólogo russo 1896 – 1934), juntamente com colaboração das perspectivas da Psicologia Analítica, Humanista e da Psicanálise.
O Programa de Orientação Profissional é indicado para estudantes antes de ingressar na universidade, para trabalhadores formados que querem planejar uma transição de carreira e para pessoas que buscam orientação de como se inserir no mercado de trabalho (serviço, produção, empregado ou patrão).
- O POP constitui de 16 encontros que aborda, em três módulos todos os fatores que envolvem a escolha acertada de uma profissão, atestado por mais de 14 anos atuando como orientador, com o diferencial de contribuir de modo intenso e significativo na experiência do candidato, investimento que colherá seus frutos pelo resto de sua vida.
“Já vi uma mulher escolher ser boleira e ganhar muito bem, bancando um alto padrão de vida realizando seus sonhos e apaixonada pelo que faz, bem como, infelizmente já vi um médico à beira da loucura com severo estado de estresse e muito, muito infeliz com a vida que levava, embora pertencesse a um alto padrão de vida, possuir o carro do ano e apartamento de luxo próprios. Também, foi muito triste, eu vivenciar uma experiência na minha época de faculdade, onde soube de um médico psiquiatra, muito bem de vida, recebendo muitas promoções, deslanchando na carreira e com doutorado, sendo convidado para vir fazer parte da grade de professores da Universidade Federal, no mês seguinte ter se suicidado.”
A boa notícia é que é possível ser feliz, ganhar dinheiro, ser realizado com o que se faz. Não deixe morrer sua paixão, seu sonho, seu amor profissional. Hoje é o dia para você encarar esse desafio, ouvir esse chamado e empreitar essa jornada. Ame-se! Busque um psicólogo.
Entre em contato com o psicólogo Wanderson pelo ícone do WhatsApp que está aparecendo na sua tela. Tire suas dúvidas, pergunte sem compromisso. Rápido, fácil e seguro. Te esperamos lá!
Tags: #testevocacional #orientacaoprofissional #escolherumafaculdade #qualprofissaoescolher
Palavras-chaves: teste vocacional, orientação profissional, escolher uma faculdade, qual profissão escolher.
2 Comentários
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Grato pelo comentário Amanda da Silva. Que bom que gostou!